top of page

Fora do Armário - Coimbra


A Festa Fora do Armário é uma das festas mais populares dentro da comunidade LGBTQIA+ na cidade de Coimbra. Organizada em parceria com a PATH (Plataforma Anti Transfobia e Homofobia), é uma festa que acontece todos os últimos sábados de casa mês, com dois principais objetivos: angariar fundos para a marcha contra a transfobia e homofobia - realizada todos os anos a 17 de maio em Coimbra - e proporcionar um local de convívio, longe do sexismo, homofobia e transfobia do qual a comunidade é vítima.

O conceito principal por detrás destas festas é o de celebrar a comunidade e a expressão plena da orientação sexual e identidade de género, estando estas livres de preconceito.

Uma vez que a adesão e reação a estas festas por parte da comunidade e, pessoas fora dela, são bastante positivas, a PATH tenciona continuar a apostar nelas.

Esta associação, criada em 2011 em Coimbra, tem como principal objetivo proporcionar atividades de sensibilização para a luta contra a discriminação, baseada na orientação sexual e identidade de género. É também esta que organiza a marcha contra a transfobia e homofobia, em Coimbra.

A escolha da PATH para o local para a realização das festas deve-se essencialmente a características como o bom relacionamento com os proprietários do estabelecimento (Aqui Base Tango), a decoração, jardins, salas de convívio e a sua localização.


Embora sejam vistas, inicialmente, como festas “gay”, são, atualmente, reconhecidas, por uma grande parte dos habitantes de Coimbra, como uma ponte para a comunidade LGBTQIA+ - fazendo com que as pessoas que a integram se consigam expressar mais facilmente.

Um grupo de Drag Queens (que atuaram na última festa), em contacto connosco, revelou que estas festas são para si “um lugar seguro, onde conhecem a diversidade e permanecem longe dos problemas relacionados com violência verbal ou até mesmo física que pode chegar a acontecer fora deste tipo de locais. No entanto, reconhecem que dentro da própria comunidade existe fobismo relativamente a outros membros, na maioria das vezes ligados aos estereótipos criados na sociedade que involuntariamente ficam marcados. Estas festas têm um grande impacto na vida da comunidade, que passa a conseguir vivê-la de forma mais autêntica”.


Vânia Moreira e Carlos Vicente, dois dos representantes da PATH, afirmam que “ as festas foram um sucesso e um virar de página na discriminação, com base na orientação sexual e igualdade de género, quando vemos a cada ano aumentar, em Coimbra, o número de festas e eventos orientados para a comunidade LGBTQUIA+; e é essa uma grande vitória de todas as pessoas empenhadas nesta causa, dentro e fora da PATH”.


bottom of page